Bheers, um app para apreciadores de cerveja!

Algumas pessoas bebem para ficarem bêbadas, outras bebem por apreciarem um tipo ou vários tipos de bebida (alcoólica).

Fiquei bêbada, de passar muito mal, apenas uma vez na vida, para nunca mais (e nem foi com cerveja). Eu me encaixo no segundo tipo de pessoa. Não bebo qualquer coisa, se não tiver a bebida que eu gosto, fico na água com gás mesmo. Gosto de descobrir novos sabores, conhecer, experimentar. Basicamente, tomo apenas 2 bebidas alcóolicas: cerveja e caipirinha/caipiroska.

O mercado das cervejarias artesanais está em alta e aquecido já tem um tempo. Muitas cervejarias independentes surgiram nos últimos 5 anos. É cada vez mais comum vermos boutiques de cervejas artesanais nas cidades brasileiras, supermercados, como o Pão de Açúcar, vêm investindo na variedade de rótulos disponíveis em suas prateleiras, eventos dedicados à divulgação de cervejas estão cada vez mais populares e grandes marcas do ramo, como a Ambev, adquiriram marcas menores (vide Colorado) para ter em seu arsenal de bebidas uma linha mais artesanal de uma das primeiras bebidas alcoólicas criadas pelo ser humano.

Com o crescimento da indústria artesanal cervejeira e com a facilidade de encontrar e provar novos rótulos, em 2016/2017, busquei na Apple Store um aplicativo que me ajudasse a “keep track (of)” das cervejas que provei e o que achei delas, como o aplicativo que usava para me ajudar a lembrar as séries de tv que assistia e em qual episódio eu estava.

Bom, busquei, encontrei um aplicativo (que agora não me recordo o nome) e instalei. Gostava bastante do app. Tinha um design clean, intuitivo e fazia tudo que eu precisava que fizesse, porém um belo dia fui cadastrar uma cerveja que tinha acabado de provar e o app não abriu. Tentei dias depois, desinstalei, instalei de novo e nada. Não funcionava mais. A única alternativa foi buscar outro aplicativo, que fizesse algo parecido ao que parou de funcionar, na Apple Store e instalá-lo. Foi o que fiz. No dia 16 de dezembro de 2018, instalei o Untappd no meu celular.

Diferente do app anterior, não gostei do design, achei o aplicativo confuso, vez ou outra o aplicativo dá erro, mas é o que temos para hoje…

Cheguei a perguntar para algumas pessoas se conheciam algum app de catalogação de cerveja e as poucas que me responderam citaram o Untappd.

Ao me inscrever e ser aprovada no processo seletivo da Awari para fazer o Curso de UX Designer, descobri que precisaria fazer um projeto de conclusão de curso (do início ao fim) e para começar teria que criar um briefing. E então pensei, por que não fazer um aplicativo de cerveja?!

Desafio

Criar um aplicativo intuitivo, com design clean, que reúna informações corretas sobre os rótulos, ajude a popularizar a cerveja, principalmente, artesanal, buscando, de certa forma, equiparar sua forma de consumo a do vinho (em geral), e que atenda às principais demandas dos apreciadores de cerveja.

Metodologia Utilizada

Questionário Online

A pesquisa online foi realizada por meio do Google Forms e o número de perguntas variou de acordo com as respostas dadas pelos usuários. O objetivo era entender se o público estava interessado em um novo aplicativo de cerveja (ou se os já disponíveis atendem de forma satisfatória grande parte do público), compreender o hábito de consumo e a relação dos brasileiros com a cerveja e descobrir o que os usuários esperam de um aplicativo do gênero.

Para obter respostas, encaminhei o formulário em grupos do Whatsapp, em grupos de cerveja no Facebook e Telegram, via DM no Instagram (para alguns conhecidos meus) e em alguns canais do Slack.

Obtive 94 respostas no total, os dados mais relevantes foram:

  • O questionário foi respondido tanto por pessoas que se identificam com o gênero masculino (52.1%) quanto por pessoas que se identificam com o feminino (47.9%). A discrepância de porcentagem entre os gêneros não foi maior que 5%.
  • 87.2% consomem cerveja.
  • 30.5% consomem a bebida apenas aos finais de semana e 23.2% consomem em ocasiões especiais.
  • Para 46.3% a ocasião influencia no hábito de consumo e 24.4% busca novos rótulos para experimentar.
  • 59.8% das pessoas preferem tomar a bebida acompanhada de petiscos.
  • 54.1% das pessoas têm interesse em um aplicativo de catalogação/descoberta de cervejas.

A última pergunta foi aberta. Perguntei: “O que você gostaria de encontrar em um aplicativo de cerveja?”

Como é possível observar na imagem acima, preço, variedade, informações sobre o rótulo e avaliações foram os itens mais citados pelas pessoas que responderam a pesquisa.

Desk Research

Durante o questionário online, surgiu o nome de 3 aplicativos. São eles: Untappd, Vivino e Zé Delivery. Para cada um dos 3 aplicativos citados, foi criado um quadro dividido em Positivo, Negativo e Sugestões.

Cada um dos post its, que compõem os quadros, são reviews (na íntegra ou em partes) deixadas por usuários dos aplicativos na Play Store ou na Apple Store

Entrevista 1 a 1 (via videoconferência)

Por meio do Questionário Online, foram recrutados, de forma voluntária, alguns candidatos para participarem de uma conversa de, em média, 30 minutos via Google Meet. Durante as entrevistas, foram feitas perguntas para melhor compreender a relação do usuário com a cerveja e explorar possíveis e/ou descobrir novas funcionalidades para o app.

A partir das entrevistas descobri que:

  • Se interessam por microcervejaria e julgam importante sua presença dentro do aplicativo. Inclusive, sugeriram que o próprio usuário cadastrasse a cerveja, seguindo um formulário pré-determinado e, após ela ser aprovada e/ou ter seus dados (informações) checados, ser inserida no app.
  • O reconhecimento por rótulo é algo relevante (semelhante ao Vivino).
  • Informações precisas e de fácil entendimento são cruciais para o app atuar como uma espécie de conselheiro quando o usuário estiver em frente à gôndola e não souber que cerveja escolher (semelhante ao Vivino).
  • Média de preço é algo legal de ter.
  • Os usuários entrevistados não fazem questão de uma versão web para o aplicativo.
  • Aplicativos com interfaces confusas e/ou com um design não muito bom podem fazer o usuário desinstalá-lo.
  • Apesar de não ser algo imprescindível, muitos usuários gostariam que o aplicativo tivesse integração com delivery e/ou onde encontrar o produto e que disponibilizasse promoções (para que o usuário adquirisse novas cervejas).

Personas e Mapa de Empatia

Após a realização dos questionários e das entrevistas, foi possível criar o perfil de 3 personas. E a cada uma delas foi atribuída uma frase que resume o seu estilo de consumo.

Persona (Carlos)
Mapa de Empatia (Carlos)
Persona (João)
Mapa de Empatia (João)
Persona (Anna)
Mapa de Empatia (Anna)

Benchmark

Por meio do benchmark, consegui identificar os pontos positivos e negativos dos aplicativos que já estão no mercado.

Telas dos Aplicativos que fizeram parte do Benchmark

Dos quatro pesquisados, dois (Untappd e Clube do Malte) seriam concorrentes diretos e dois (Vivino e Zé Delivery) não seriam.

Vale ressaltar que, embora concorrentes indiretos, Vivino e Zé Delivery servem de inspiração para a criação da solução proposta por mim para o desafio mencionado acima.

Screenshots do App (Vivino)

Analisando-os é possível perceber features que são muito bem aplicadas, principalmente, pelo Vivino, como a identificação e avaliação do rótulo, catalogação, informações detalhadas sobre os produtos e dicas de similares aos que você já tomou.

Screenshots do App (Untappd)

Já o Untappd, que é o aplicativo mais popular e elogiado pelos apreciadores de cerveja, tem pontos positivos interessantes, como: vasto banco de dados, sistema de badges, lista de cervejas em tendência, indicação de eventos e a possibilidade de saber o que os seus amigos estão bebendo.

Em se tratando de visibilidade da plataforma, a microcervejaria brasiliense Cruls, inclusive, elaborou um rótulo exclusivo para o projeto I Remember My First Check-In — colaboração mundial em comemoração aos 10 anos da rede social cervejeira Untappd.

Cerveja elaborada pela Cruls para o projeto I Remember My First Check In

Entretanto, o fato de o software ser confuso, poluído e gerar muitos erros, vários usuários, principalmente os novos, acabam por desistir de utilizá-lo.

Wireframe

A criação do Wireframe teve como objetivo condensar todas as principais features esperadas em um aplicativo, que se propõe a ser o seu “braço direto” no mundo cervejeiro, aliado a um design intuitivo, clean e harmônico.

Para isso, não reinventei a roda: busquei inspiração no Instagram, Netflix, TV Show Time e Twitter. Gosto muito da forma como tais plataformas dispõem suas informações e interações. Além disso, optei por utilizar termos, como: check in, review, wishlist e ícones que já estão presentes no subconsciente das pessoas, buscando, dessa forma, facilitar a curva de aprendizado do novo aplicativo para os novos usuários.

Teste de Usabilidade

Para o teste de usabilidade, recrutei 3 pessoas que poderiam fazê-lo presencialmente e que participaram da fase de pesquisa.

Screenshot do Teste de Usabilidade

Utilizei a função protótipo do Figma para fazer o teste. Os participantes receberam instruções de sua média fidelidade e que, por isso, não seria possível executar funções como digitar, e as tarefas deveriam ser executadas uma de cada vez, respeitando a ordem apresentada.

Após o teste, os usuários responderam um questionário no Google Forms, para que eu pudesse compreender melhor as dificuldades encontradas por eles durante o processo.

A análise das tarefas propostas e a leitura das respostas recebidas evidenciaram pontos a serem melhorados. São eles:

Editar Review

A forma como a opção estava presente no app não era muito intuitiva. Todos os 3 participantes tiveram dificuldade em encontrá-la. Dois usuários encontraram a opção por meio do menu hambúrguer presente na página da cerveja já bebida e, um usuário conseguiu completar a tarefa por meio do menu hambúrguer presente na sua publicação no feed.

Fazer Novo Check In

Uma dificuldade em relação ao Check In foi observada. Grande parte disso ocorreu por limitações do protótipo. Além do que, tal função estava presente dentro do menu hambúrguer na página da cerveja já bebida, frustrando sua tentativa de encontrá-la com clareza.

Dificuldade com alguns termos e ícones

Uma das participantes do teste, a usuária mais velha, 58 anos, teve dificuldade de compreensão com o ícone de escaneamento de um rótulo e com alguns termos.

Fazer Review

Os usuários do teste estranharam a review da cerveja começar com uma foto e demoraram um pouco para passar para a segunda página e continuar escrevendo-a.

Os participantes acharam o Bheers, no geral, intuitivo, com um design clean e falaram que contemplam as principais funcionalidades esperadas por este tipo de aplicativo. Apesar de possuir as principais funcionalidades esperadas, foram feitas algumas sugestões. Como:

  • Opção de compartilhar a Página da Cerveja via WhatsApp ou iMessage.
  • Ao invés de aparecer um preço médio, formado a partir dos valores informados pelos usuários do app, informar uma faixa de preço, também baseada nos valores informados pelos usuários do aplicativo.
  • No lugar de apenas País de Origem, colocar a informação especificando cidade, estado e país.
  • No carrossel das Cervejas Já Bebidas, dentro do perfil do usuário, permitir que sejam ordenadas por nota, mais recentes, ordem alfabética ou estilo.
  • Localização da review ser automática, e caso esteja errada, dar ao usuário a possibilidade de editá-la.

Resultado Final

Para a versão final do aplicativo Bheers, foram levadas em consideração algumas das sugestões citadas acima e telas, ícones e termos que geraram dúvidas durante o teste de usabilidade foram modificados para melhor atender o usuário final.

Conclusão

O processo de criação desse aplicativo foi muito intenso e tiveram vários percalços pelo caminho. Desde começar o curso ainda em 2020, pausá-lo e recomeçá-lo em 2021, até o falecimento do meu pai.

Apesar de tudo isso, consegui concluir o projeto com louvor. Fico muito feliz de ter chegado até aqui, pois busco migrar de área (sair do fotojornalismo e ir para a área de UX/UI Design). Além de que a criação da plataforma é algo muito pessoal, já que a ideia de fazê-la surge de uma necessidade minha, mas que ajudará a resolver a dor de outras pessoas também.

O objetivo é aprender flutter ou fazer uma parceria com desenvolvedores para tornar esse sonho realidade. Depois que tiver rodando, acrescentar novas features (como: stories, páginas das cervejarias, incluir de eventos de cerveja…), fazer parcerias com cervejarias para que anunciem no app e tornar o aplicativo “must-have” dos apreciadores de cerveja.

--

--

Hi. I’m Giovanna, a UX/UI Designer, with a bachelor’s degree in Advertising, based in Brazil.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store